sorriso-gengival-porto-alegre

Você sabia que existem tipos de Cirurgia plástica para reduzir o sorriso gengival? O sorriso gengival é o sorriso em que aparece parte da gengiva dos dentes superiores, o que provoca certo comprometimento estético ao sorriso. Quando a exposição gengival for maior de 3 mm tem-se uma condição denominada sorriso gengival.

Cirurgia plástica para reduzir o sorriso gengival

Existem procedimentos cirúrgicos que prometem corrigir o sorriso gengival, porém é preciso saber qual as características do seu sorriso para saber qual é a melhor para você. Veja abaixo alguns procedimentos realizados para reduzir o sorriso gengival:

  • Botox no lábio superior:

A correção é feita, no consultório, através da aplicação da toxina botulínica (Botox). O procedimento é rápido, praticamente indolor e dispensa internação e afastamento das atividades de rotina. As contraindicações ficam restritas somente à pacientes grávidas ou portadores de doenças neurodegenerativas.

A ação da toxina botulínica é localizada e inicia-se 72 horas após sua aplicação, atingindo o resultado máximo em 15 dias. O efeito permanece por 4 a 6 meses. Após esse período, o músculo volta gradativamente à sua contração normal, podendo o paciente fazer uma nova aplicação da substância.

  •  Cirurgia plástica de redução gengival:

Além do botox, existe também esta técnica que encurta o músculo depressor do septo nasal, proporcionando nova inserção com consequente abaixamento da linha do sorriso superior. Todo o procedimento é realizado por dentro da boca, não havendo intervenção diretamente na gengiva. Porém é preciso saber que um sorriso gengival entre (1-3 mm) é de causa muscular, ou seja, você pode optar pela Cirurgia Plástica de Redução do Sorriso Gengival. Porém quando há um aumento do espaço interlabial em repouso (acima de 03 mm), a causa está no tecido duro (osso, dente ou processo alveolar) exigindo correção ortodôntico-cirúrgica.

  • Gengivoplastia e Gengivectomia:

Além dos procedimentos citados, temos também a gengivoplastia e gengivectomia. A gengivoplastia é feita para diminuir a gengiva, redesenhando o formato dos dentes, ou seja, “recortando” uma parte da gengiva e depois costurando. Após alguns dias os pontos são retirados e o sorriso fica menos gengival.

sorriso gengival